Muito embora estejamos já habituados a ouvir dizer que vivemos em tempos de rápida mudança, se as normas sociais não acompanharem a tecnologia, esta torna-se obsoleta. Esta questão torna-se evidente com a utilização de veículos elétricos, nomeadamente nos postos de carregamento.
Qualquer novo utilizador de veículos elétricos (UVE) começa a experiência por sentir alguma ansiedade de autonomia (vulgo “range anxiety”) e tende a carregar as baterias do veículo sempre que este se encontra parado. Se pensarmos um pouco (e esta costuma ser uma das razões apontadas pelos resistentes à mudança de paradigma), os condutores de veículos de combustão interna não pára nas estações de serviço sempre que conduzem ou que o tanque está a metade da capacidade.
Para ajudar os utilizadores na etiqueta de utilização dos postos de carregamento uma equipa da BCIT (British Columbia Institute of Technology) com o nome SMART (Smart Microgrid Applied Research Team) associou-se com três alunos de design digital e criaram três animações que ilustram a maneira correta de carregar os VE nos postos públicos.
“Seja gentil e fique seguro: conheça os nossos três condutores que precisam de refrescar a sua etiqueta EV:
Olivia Overstayer conduz um VE e demora muito tempo a carregar o seu veículo, impedindo que outros condutores a oportunidade de carregar.
Ian Icer conduz um carro ICE (motor de combustão interna) e estaciona em lugar destinados para carregamento de EV.
Peter Perker é um condutor de VE que pensa que o posto de carregamento é usado para estacionamento VE.
A pensar neste tipo de situações a HANNAIK desenvolveu uma metodologia que ajuda a mitigar o tempo excessivo no posto de carregamento. Os nossos carregadores Fast EVO 50kW DCCharger e FAST MAX 150kW DC Charger têm a capacidade de carregar simultaneamente dois veículos elétricos em modo DC (mais um em modo AC) evitando a espera pelo fim do carregamento do VE a utilizar o posto. Mais ainda, estamos a desenvolver uma app que permite ao utilizador acompanhar remotamente em tempo real do estado de carga ajudando assim, que não se deixe o veículo no lugar destinado à carga mais tempo que o necessário.