Os carregadores de carros elétricos passarão a ser obrigatórios. Até 31 de dezembro de 2024, todos os edifícios de comércio e serviços com mais de 20 lugares de estacionamento terão de instalar até dois pontos de carregamento de veículos elétricos.
A notícia foi avançada pelo jornal “Público”, que cita o decreto-lei em que o Governo pretende ampliar a “electromobilidade”, estabelecendo novos requisitos à conceção ou renovação de edifícios de forma a promover uma melhoria do desempenho energético.
O referido jornal explica que existem algumas exceções à regra e que ficarão isentos desta obrigatoriedade:
- instalações industriais, pecuárias ou agrícolas não residenciais;
- locais de culto;
- armazéns em que a presença humana, real ou prevista, não ocorra por mais de duas horas em cada dia;
- edifícios classificados ou em vias de classificação.
Esta medida insere-se na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), que promove alterações na metodologia de cálculo do desempenho energético e requisitos dos edifícios, para estipular e decretar que os “os edifícios novos devem ser edifícios com necessidades quase nulas de energia”.
Campanha de instalação de carregadores de carros elétricos sem custos
A HANNAIK pretende voltar a sua energia para uma energia “mais verde”, mais amiga do ambiente e, por essa razão, lançou-se no mercado da mobilidade elétrica com o lançamento de uma gama de produtos de carregamento de veículos elétricos rápidos.
Produzidos com componentes “Made in Europe”, os carregadores de carros elétricos HANNAIK são produtos seguros e confiáveis com controlo de fator de potência dinâmicos e baseados nas últimas técnicas de eletrónica de potência de alta frequência, assentes em semicondutores SiC, reconhecidos pelo seu desempenho de excelência (com uma eficiência até 94%).
Com a sua pequena dimensão e leveza, estes carregadores são perfeitos para utilização na via pública.
A gama de carregadores de carros elétricos rápidos é composta por postos de carregamento:
- 50kW em DC (CCS e CHAdeMO) e 43kW em modo AC Type2.
- 150kW em DC (CCS com possibilidade de carregamento a 1000V e CHAdeMO) e 43kW em modo AC.
- 50kW em DC com possibilidade de evolução para outras potências até 150kW (CCS com possibilidade de carregamento a 1000V e CHAdeMO) e 43kW em modo AC.
A HANNAIK acaba de lançar uma campanha de investimento a custo zero para todos os interessados em rentabilizar os seus parques de estacionamento. Com uma parceria de partilha de receitas, poderá entrar no mundo da mobilidade, sem qualquer custo ou investimento inicial. Saiba tudo sobre esta campanha aqui.
Fontes: