A ambição da Comissão Europeia em melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde dos cidadãos da União Europeia resultou numa abordagem progressiva das normas de emissões para as máquinas móveis não rodoviárias.
Desde o final da década de 90, que a legislação relativa às emissões dos motores, numa gama mais vasta de potências e aplicações, tem sido alterada, tornando-se mais restritiva. Agora, a regulamentação relativa à fase V dos motores diesel – aplicada em 2019/20 – é alargada de modo a incluir os motores de ignição por compressão mais pequenos (menos de 19 kW) e todos os motores maiores (mais de 560 kW), estabelecendo um rigor mínimo em toda a gama de potências. A fase V prossegue também com a redução das emissões de partículas e de óxido de azoto (NOx), limitando assim, o número de partículas para várias categorias de motores entre 19 e 560 kW.
Na prática, esta norma conduz à adoção de várias medidas físicas aplicáveis aos equipamentos com motores nestas gamas, assim como traz uma oportunidade para serem criadas novas tecnologias, inovadoras e mais amigas do ambiente.
Num panorama global, a Fase V vem demonstrar a importância do papel da indústria na melhoria da qualidade do ar e apelar à luta contra as alterações climáticas. A HANNAIK está empenhada em reduzir a sua pegada de carbono e em ajudar a proporcionar um futuro mais sustentável. Para tal, foram desenvolvidos novos grupos de geradores para a gama de aluguer com motores de conceituadas marcas como FPT, JOHN DEERE, PERKINS, YANMAR, que incluem um novo sistema de pós-tratamento, de modo a garantir, significativamente, uma redução das emissões poluentes em conformidade com o regulamento da UE 2016/1628 para máquinas móveis não rodoviárias (NRMM), assim como:
- tanque combustível e um tanque de AdBlue (sistema de purificação feito com solução de ureia) com um design robusto e funcional;
- chassi reforçado com uma tina de retenção no seu interior de modo a suportar algum derrame de líquido do motor;
- sistema de elevação central que não dificulta a manutenção do motor;
- local específico para a elevação com o empilhador no chassi do gerador;
- canópias/cabines com pintura C5M de forma a obterem maior resistência à corrosão;
- rede de sensores integrados para controlar temperatura, pressão e níveis de NOx;
- sistema de válvula EGR (facultativo);
- filtros de motor mais eficientes, com menos volume e mais leves;
- filtro de partículas a ser queimado com uma injeção de combustível de captura bifásica adicional (DOC + DPF)
- sistema SCR para a eliminação de elementos de escape prejudiciais, com a injeção do aditivo de ureia (DEF) em proporção variável.
Garantimos uma ampla faixa de potência de 30 a 500 kVA, levando sempre em consideração a durabilidade, consumo de combustível e manutenção da máquina, de modo a desenvolver um produto competitivo no setor de aluguer.
Explicação técnica funcionamento Stage 5:
Este novo Sistema está equipado com uma rede de sensores integrados para controlar a temperatura, pressão e níveis de NOx. O Caudal dos gases de escape provenientes do motor entra no DOC, onde o NO é oxidado em NO2, a fim de maximizar o SCR (Conversão de eficiência do catalisador).
A ECU (unidade de controle do motor) é o cérebro por trás do sistema e verifica, através da rede integrada de sensores, a quantidade de ureia de água (DEF /Solução AdBlue) a ser injetada no tubo de escape. O resultado é uma redução de NOx superior a 95% e os níveis de PM dentro dos limites de emissão do estágio V.
Pode ser usado também o sistema de válvula EGR, que nos permite usar muito pouco AdBlue (sistema de purificação feito com solução de ureia) no uso desses geradores. Os motores continuam a usar a recirculação dos gases de escape (válvula EGR), que desvia parte do ar, queimado com o novo ar não queimado, para a câmara de combustão: Filtro de partículas a ser queimado com uma injeção de combustível de captura bifásica adicional (DOC + DPF) e o sistema SCR para a eliminação de elementos de escape prejudiciais, com a injeção do aditivo de ureia (DEF) em proporção variável. Este novos motores têm filtros mais eficientes, menos volume e são mais leves.
Otimização de custos de manutenção e operação
Os novos geradores da gama rental, principalmente aqueles com potência superior a 100kVA, garantem custos operacionais inferiores aos grupos de gerador com Stage 3, principalmente devido à redução significativa do consumo de combustível.